© 2020 Mosteiro Zen Eishō-Ji, site elaborado pela equipe Editorial e de Comunicação da SMMB (Sangha Maha Muni do Brasil)

Mestre Tokuda

& Sangha Maha Muni

Mestre Ryotan Tokuda Igarashi nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomou-se em filosofia Budista pela Universidade de Komazawa e tornou-se monge budista, ordenado na Escola Sōtō. Em seu processo de formação, praticou com Kodo Sawaki Roshi, Ryohan Shingu, Taiun Sato Roshi, Nakagawa Soen Roshi, Sogen Asahina Roshi.

Em 1968, veio para o Brasil como monge missionário, para trabalhar com o Mestre Shingu Roshi, que na época era o Superior para a América Latina da Soto Shu. O jovem Monge Tokuda passou a residir no Busshinji, em São Paulo, quando trabalhou como professor de língua japonesa e esportes para crianças.

Nessa época, entrou em contato com brasileiros que expressavam forte interesse pelo zazen. Foi quando começou a peregrinar por nosso enorme país, passando por Campos do Jordão/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte, Ouro Preto/MG,  Ibiraçu/ES, Recife/PE, Salvador/BA, Brasília/DF, Pirenópolis/GO, e outras cidades.

Mestre Tokuda também fundou centros de prática Zen Budista na França, Alemanha e Bélgica.

O conjunto de leigos e monges que compõem a comunidade de discípulos, alunos e amigos do Mestre Tokuda foi nomeada, por ele, de Sangha Maha Muni.