top of page

Tokuda Sensei

Breve Biografia do Mestre Ekyu Ryotan


O monge Ekyu Ryotan, também conhecido como Tokuda Igarashi Roshi, ou simplesmente como Monge Tokuda, nasceu em Hokkaido no Norte do Japão em 1938. Com a idade de 20 anos no meio de uma carreira militar, ele passou por um tempo de crise e dúvida existenciais. Ele começou a praticar o Zazen por si mesmo sem orientação. Em busca de sua verdadeira identidade, se sentindo completamente aprisionado na dualidade, em meio a muito sofrimento, ele sentiu que a mais significativa e transformadora decisão de sua vida se aproximava. Esta chegou num belo dia quando ele acidentalmente ouviu o soar de um sino de um templo. Com isto ele decidiu sair da Força Aérea e procurar o Caminho Budista.

Ele fez seu primeiro Sesshin (retiro de meditação) sob Soen Nakagawa Roshi no Mosteiro de Ryutaku-ji, que foi fundado pelo grande Hakuin. Para ali chegar ele caminhou durante dois dias ao redor do Monte Fuji.

Depois desta experiência de um Sesshin, foi adiante para estudar no Departamento de Zen Budismo da Universidade de Komazawa em Tóquio de 1960 a 1963 com um leigo, e ali seguiu as seções de prática Zen  sob Sawaki Kodo-Roshi.

Em 1963, breve antes de sua formatura, ele saiu da universidade e entrou no Mosteiro de Engaku-ji para ali treinar como um monge Zen Rinzai.

Em 1964 um dia durante o Sesshin Dai-Rohatsu em Engaku-ji, ao passar o Kyosaku, ele subitamente ouviu a voz de Sawaki Roshi: “Apenas sente em silêncio usando o okesa. Eis tudo!” Ao ouvir tais palavras, Tokuda pensou: 'Então o que estou fazendo aqui?', pois usar o okesa durante o Zazen não é o costume do zen Rinzai (quando é usado o rakusu), mas sim o costume do Soto-Zen; e assim ele voltou uma vez mais para a Universidade de Komazawa e para a Soto-Zen, desta feita para sempre. Infelizmente por este tempo Sawaki-Roshi já havia partido e foi sucedido por Sakai Tokugen Roshi.

Em 1968 Tokuda foi para o Brasil com um missionário da Soto Zen para a América do Sul sob a orientação de Ryohan Shingu Sokan (primeiro Superior para a  América do Sul), que mais tarde o ordenou como um monge. Ali ele ficou durante 3 anos no Templo de São Paulo, Bushin-ji, quartel general da  Soto-Zen na América do Sul. 

No fim deste período ele deixou a colônia Japonesa para se dedicar completamente aos Brasileiros, o que ele queria ter feito desde o começo. Ele começou a morar no interior montanhoso do estado de São Paulo (Campos de Jordão), inaugurando pequenos grupos Zen por onde quer que passasse. Naquele tempo ele passou necessidades múltiplas financeiras e até fome. Com frequência treinava sozinho, acordando às três horas da manhã, batendo o han (sino de madeira) e sentando em Zazen. Era de fato a vida de um Monge Zen, alinhado com o ditado: “Quando você tem ombros, nunca terá  falta de roupas, e quando tiver uma boca, nunca terá falta de comida.” Era como a prática de Dogen Zenji da pobreza. Mas ainda feliz, ele costumava dizer: “Eu não vim para o Brasil; eu voltei ao Brasil, porque foi aqui que me encontrei comigo mesmo.”

Juntamente com a Sangha Brasileira, durante mais de quatro décadas, ele implementou e transmitiu o Dharma no Brasil em Mosteiros Zen, tais como o Mosteiro Zen Morro da Vargem na cidade de Ibiraçu-ES; no Mosteiro Zen Pico de Raios nas proximidades de Ouro Preto-MG; no Mosteiro Serra do Trovão no vilarejo de Lavras Novas-MG; no Mosteiro Zen Eisho-ji nas cercanias de Pirenópolis-GO; no Centro Cultural Leste-Oeste em Ouro Preto-MG e no Instituto Nonindo de Medicina Oriental bem como no Centro Zen de Belo Horizonte na cidade de Belo Horizonte-MG.

Em 1985 Tokuda fundou a Sociedade Soto-Zen do Brasil em Ouro Preto-MG e o Centro para Estudos Budistas na cidade de Porto Alegre-RS, e em 1995 a Associação Maha-Muni de Paris. Em 2000 ele fundou o Mosteiro Zen de Eitai-ji, localizado nos Alpes-de-Haute-Provence nas redondezas de Nice no Sul da França. Foi desta época em diante que um compêndio de Teishos gravados e transcritos (palestras do Dharma) do Mestre Tokuda foi feito, originalmente em Francês (que mais tarde foi traduzido para o Português), que foram dados durante numerosos Sesshins que tomaram lugar França de 1995 a 2011. Estes Teishos transcritos foram chamados “Les Lettres de Maha-Muni – As Cartas de Maha-Muni).

Foi em 2002 que o livro do Mestre Tokuda “Psicologia Budista” foi publicado em Português. Compreendia a transcrição de cinco palestras dadas por ele na Argentina sobre o Yuishiki (em Japonês) ou Vijnapti-matrata (em Sânscrito), que é psicologia Budista cujos conceitos objetivam explicar desde uma perspectiva Budista como a mente humana e o subconsciente funcionam e se relacionam e manifestam em seus sentidos mais amplos e mais profundos.

Tokuda é também conhecido por seus extensos estudos sobre o Meister Eckhart (1260-1328), um teólogo Alemão Dominicano, filósofo e místico, que nasceu perto de Gotha na Turíngia Landgraviate (hoje Alemanha Central). Tokuda compilou e traduziu para o Português a obra completa dos Sermões Alemãe
s em cooperação com o monge Brasileiro e discípulo Marcos Beltrão Frederico.

Além disto, Tokuda é também conhecido por suas leituras íntimas dos trabalhos de Dogen Zenji (1200-1253), e favorece um approach comparativo de filosofias religiosas de Ekhart e Dogen, ambos tendo sido quase que contemporâneos. Seu livro “Meister Eckhart e Dogen Zenji – A Virgem e a Mulher de Pedra”, também foi publicado em Português. É uma coleção de oito palestras dadas por Tokuda no Instituto Kamalashila, um Centro Budista Tibetano próximo à cidade de Bonn, Alemanha, durante um Sesshin no inverno de 1989.

Tokuda tem também um sonho de fazer do Mosteiro Zen de Eisho-ji em Pirenópolis-GO um modelo de vivência espiritual, em harmonia com o meio a
mbiente, entre fontes de água pura e cachoeiras e vastas porções de natureza e vida selvagem. Ele tem um projeto para um treinamento tradicional para Ocidentais, tal como praticado em Eihei-ji, o principal mosteiro para o Soto-Zen no Japão, um lugar que seja um santuário ecológico para o próximo milênio e onde o mosteiro seja projetado para se integrar com o Cerrado, a savana mais biodiversificada do mundo. Além disso, ele planeja uma escola para a medicina Budista e um centro de saúde holística com a medicina tradicional oriental.

bottom of page