top of page

Agenda, Orientações e Inscrições

​​

Agenda 2025

Com a presença de Tokuda Sensei

CURSOS PROGRESSIVOS DE PRINCIPIANTE, INTERMEDIÁRIO A AVANÇADO DE YAKUZEN​​​

Neste sua passagem pelo Eisho-ji, de 15 de Janeiro até o dia 1 de Abril, o Tokuda Sensei se concentrará em dar um curso sobre Yakuzen, além de, é claro, manter o zazen matinal e a cerimônia matinal. O curso será em três módulos, em Janeiro, Fevereiro, e Março, cada módulo será mais avançado que o anterior.

Breve definição do que vem a ser o Yakuzen:

Na preparação deste tipo de alimento , os alimentos são considerados como um remédio.

 

  1. Muitos alimentos que se come todo dia têm propriedades medicinais (canela, gengibre etc.).

  2. Se utiliza plantas medicinais em decocção. Por exemplo, decocção de alcaçuz, naquela vão ser cozidos peras e inhames.

  3. Certos alimentos podem ser utilizados em decocção, são comidos (ou ginseng). O ginseng não pode ser comido todo o dia.

  4. Utilização de produtos animais: por exemplo a farinha de ossos de porco, que é boa para a pele. As barbatanas de tubarão preparadas como sopa como ginseng. Ninhos de andorinhas, muito bom para pessoa de idade e para o estômago.

 

No Yakuzen se estuda cada alimento segundo seu gosto, sua natureza, e sua correspondência com os meridianos.

 

O Yakuzen se originou na China. Se tratava de menus cotidianos preparados para a família imperial. Esta cozinha se tornou popular e foi cada vez mais utilizada pelo povo.

O cozinheiro na China era mais importante que o médico, por que ele era capaz de curar graças às refeições preparadas. Se considera na China quatro categorias de médicos: A medicina pela natureza: o cozinheiro. A medicina que se preocupa com os órgãos. O cirurgião. O veterinário. A medicina através da cozinha permite prevenir o mal. O cozinheiro por exemplo no restaurante, ele mesmo recebe o cliente. Ele não fica trancado em sua cozinha. Assim ele percebe as necessidades exatas do cliente observando sua fisionomia e vai personificar sua cozinha segundo cada cliente.

 

Existem 4 tipos de medicamentos: 1) A alimentação que permite prevenir doenças. 2) O medicamento de quando já se está doente. 3) o veneno, que preparado especificamente tem um efeito rápido e forte em casos de urgência. 

 

A medicina preventiva tende a favorecer uma vida longa e um tônus yang.

 

Nos dia atuais os nutricionistas tratam de compreender todas as necessidades do corpo em proteínas, vitaminas, etc. Mas a comida também é um aspecto da cultura. Um nutricionista também deveria tratar igualmente do valor da apresentação de um prato, da importância dos sabores, dos perfumes. Em seguida a suas qualidades nutritivas mas também médicas. Cada alimento tonifica, estimula ou apazigua as funções do organismo, segundo a teoria dos 5 elementos. Nos nossos dias nos hospitais, os nutricionistas tratam somente de responder às necessidades bio-químicas do organismo, sem ter em conta a cultura de onde proveio o doente, de seus hábitos alimentares cotidianos, etc. São estes contudo os fatores mais importantes para favorecer a cura dos doentes: hábitos culturais (necessidades de certos sabores, modo de preparo, apresentação do prato etc.) A arte culinária faz parte da arte de viver, em cada país.

 

Dizem que na China que se acha onde se vive, a planta ou alimento que nos pode curar quando estamos doentes. Evidentemente o problema se coloca para os (citadins?)

 

 

A associação dos alimentos é muito importante.

 

Com efeito cada associação produz uma reação interna que modifica o gosto e as qualidades do prato. Certas associações tradicionais devem ser respeitadas para que o prato possa ser bem assimilado. Por exemplo no leste da França existe um forte consumo de salchichas. Se elas fosse consumidas sem mais nada todos os dias seriam nocivas à saúde. Mas elas são muito freqüentemente associadas ao chucrute, cujo sabor ácido tira os malefícios da salchicha. A fermentação do chucrute em si, absorvido por si só, não é desejável; mas a associação com outros alimentos transforma quimicamente no organismo esta fermentação, o rendendo positivo.

 

A associação da alga Kombu e o soja é aquela da terra com o céu. Uma associação muito harmoniosa. A soja pode ser ruim apenas para a tiróide. O kombu é bom para a tiróide. 

 

Existe portanto equilíbrio na associação destes dois alimentos.

 

É muito importante conservar as tradições de associações específicas de alimentos.

 

É necessário comer todas as partes do alimento. Não jogar for a nada. Todas as partes de um legume por exemplo, não serão forçosamente utilizados no mesmo prato. Os camarões devem ser comidos inteiros: Existem riscos de intoxicação com camarões, mas comer inteiro evita este risco porque uma parte do rabo age contra um evento tóxico eventual. Assim também muitas pessoa desconfiam de porco, que pode ser facilmente tóxico. Os chineses o preparavam utilizando todas as partes do porco, gordura, carne magra, miúdos etc. Todas as partes se equilibrando quimicamente quando da assimilação pelo organismo.

 

Faz bem comer de tudo: A dentição do homem compreendendo incisivos, caninos, pré-molares e molares, mostra por comparação com os animais, que somos feitos para comer todo tipo de alimentos diferentes. Certos animais têm dentes que lhes permitem ser herbívoros, outros carnívoros etc. 

Horário do curso: 

6:00 Levantar

6:30  Zazen

7:10   Cerimônia (choka)

8:10  Desjejum

8:40  Limpeza do local

10:00 começo do curso

12:00 almoço

13:00 Descanso

15:00 chá

16:00 Continuação do curso

18:00 Jantar

19:30 Zazen opcional

Investimento: 

O preço de cada um dos três módulos do curso será de 600 (seiscentos) reais, mais o custo da hospedagem no mosteiro e alimentação, que será de 200 (duzentos) reais por dia.

Inscrições

As inscrições são abertas com 1 mês de antecedência de cada módulo. A ficha de inscrição deve ser solicitada por e-mail, quando serão enviados os demais detalhes para participação (contribuição, horários): mosteiro.eishoji@gmail.com.

JANEIRO: de 20-28 de janeiro Primeiro módulo, módulo principiante do curso de Yakuzen​​​​​

​​​​

FEVEREIRO, de 20-28, Segundo módulo do curso de Yakuzen​, módulo intermediário

​​​

MARÇO: de 20-28, Terceiro módulo do curso de Yakuzen​, módulo avançado

01 de abril: Partida do Tokuda Sensei para a Europa, abrindo as atividades do Eitai-ji (mosteiro também fundado pelo Tokuda Sensei, perto de Nice, na França)

​​

Inscrições 

As inscrições são abertas com 1 mês de antecedência de cada atividade. A ficha de inscrição deve ser solicitada por e-mail, quando serão enviados os demais detalhes para participação (contribuição, horários): mosteiro.eishoji@gmail.com.
 


Esta programação poderá sofrer alterações, que serão informadas aqui no site.

bottom of page